Segurança no Jornalismo

Written by on Janeiro 22, 2019

Segurança no Jornalismo
Autor: Serviço de Comunicação da ESCS
Conteúdo retirado automaticamente da página institucional da Escola Superior de Comunicação Social
Ver fonte

Publicado: 22 janeiro 2019

Duas docentes e quatro estudantes da ESCS participaram no XII Curso de Segurança e Defesa para Jornalistas.

Decorreu, entre 1 de outubro de 2018 e 11 de janeiro de 2019, a 12.ª edição do Curso de Segurança e Defesa para Jornalistas (CSDJ). A iniciativa, promovida pelo Instituto da Defesa Nacional (IDN), teve como finalidade sensibilizar e formar atuais e futuros profissionais ligados ao Jornalismo e à Comunicação, no sentido de aprofundar a sua cultura de segurança e defesa. Em representação da ESCS, participaram as docentes Maria José Mata (coordenadora do curso de mestrado em Jornalismo) e Fernanda Bonacho (coordenadora da secção de Media e Jornalismo) e as estudantes  Andreia Melo, Catarina Terroso, Inês Recebo do Carmo e Maria Madalena Gonçalves (finalistas do mestrado de Jornalismo).

O grupo do XII CSDJ realizou visitas aos três Ramos das Forças Armadas, às Forças de Segurança e à Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A experiência

O curso foi dividido em seis módulos: Quadro Geral da Segurança e Defesa; Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia; Política de Defesa Nacional; Segurança Cooperativa; Papel dos Media em Conflitos Armados; e Análise de Casos de Estudo e Discussões Dirigidas. No decorrer da formação, os participantes assistiram a conferências e debates, com especialistas das diversas áreas, e realizaram trabalhos práticos e visitas de estudo aos três Ramos das Forças Armadas, às Forças de Segurança e à Autoridade Nacional da Proteção Civil.

A Prof.ª Doutora Maria José Mata explica que “foi a primeira vez que o IDN abriu as portas a auditores da academia e o balanço final não podia ser mais positivo”. A docente destaca as “palestras de conceituados investigadores nas áreas da defesa, da ciência política, das relações internacionais [entre outras], bem como de membros das hierarquias militares dos diferentes ramos das forças armadas nacionais”, com quem os formandos tiveram a oportunidade de “discutir questões fundamentais para a defesa e segurança comuns”.

* Fotografias: Facebook do Instituto da Defesa Nacional


Continuar a ler

Próximo post

Eclipse Lunar


Thumbnail
Current track

Nome

Artist