Prof.ª Filipa Subtil assina capítulo no livro “Fotografia Impressa e Propaganda em Portugal no Estado Novo”

Written by on Setembro 22, 2021

Prof.ª Filipa Subtil assina capítulo no livro “Fotografia Impressa e Propaganda em Portugal no Estado Novo”
Autor: Serviço de Comunicação da ESCS
Conteúdo retirado automaticamente da página institucional da Escola Superior de Comunicação Social
Ver fonte

Filipa Subtil, investigadora e docente da ESCS, é autora do capítulo “Paysages du Portugal” do livro “Fotografia Impressa e Propaganda em Portugal no Estado Novo”.

O Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (MNAC) acolherá, no próximo dia 25 de setembro, pelas 16h, o lançamento da obra “Fotografia Impressa e Propaganda em Portugal no Estado Novo”. Filipa Subtil, investigadora e docente da ESCS, deu o seu contributo, com o capítulo “Paysages du Portugal”, que versa sobre um pequeno livro da autoria de Carlos Queiroz e do fotógrafo Mário Novais. O texto propõe colocar a paisagem portuguesa, nas suas especificidades, em relação com a literatura, as artes, a etnografia e o folclore.
“Fotografia Impressa e Propaganda em Portugal no Estado Novo” resulta de um estudo sobre a imagem fotográfica impressa produzida como instrumento de propaganda pelo Estado Novo português. A obra inclui 238 reproduções de 50 publicações históricas produzidas entre 1928 e o final da ditadura em 1974, organizadas em quatro capítulos temáticos e acompanhadas por comentários que resumem e contextualizam cada uma daquelas publicações.

A Prof.ª Filipa Subtil participa na obra “Fotografia Impressa e Propaganda em Portugal no Estado Novo”.
Fotografia gentilmente cedida pela Prof.ª Doutora Filipa Subtil

Filipa Subtil é doutorada em Ciências Sociais (especialização em Sociologia Geral) pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Na ESCS, leciona as unidades curriculares de Sociologia da Comunicação e de Metodologias de Investigação Aplicadas ao Estudo do Jornalismo. Integra, desde 2020, o grupo de especialistas da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Tem publicado artigos e capítulos de livros nas áreas da Sociologia da Comunicação, Teoria Social dos Media e nas temáticas que cruzam os media com as questões de género. Das suas publicações mais recentes, destacam-se: coedição e autoria de Os Três D dos Media (Outro Modo, 2021), de Media and Portuguese Empire (Palgrave Macmillan, 2017) e de A Crise do Jornalismo em Portugal (Le Monde Diplomatique/Deriva, 2017).

TEXTO: gentilmente cedido pela Prof.ª Doutora Filipa Subtil e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).

O post Prof.ª Filipa Subtil assina capítulo no livro “Fotografia Impressa e Propaganda em Portugal no Estado Novo” aparece primeiro no ESCS.


Current track

Nome

Artist