O futuro da Europa

Written by on Maio 14, 2019

O futuro da Europa
Autor: Serviço de Comunicação da ESCS
Conteúdo retirado automaticamente da página institucional da Escola Superior de Comunicação Social
Ver fonte

Publicado: 14 maio 2019

No âmbito das eleições para o Parlamento Europeu, a ESCS organizou uma semana dedicada à União Europeia e à importância do voto consciente.

De 6 a 9 de maio, a Escola Superior de Comunicação Social, sob o alto patrocínio do Parlamento Europeu, organizou a Semana Europa. A iniciativa teve como objetivo consciencializar a comunidade académica relativamente às eleições para o Parlamento, que decorrerão no dia 26 deste mês.

Na sessão de abertura, o Prof. Doutor André Sendin sublinhou o facto de este ser, “porventura, o maior evento que a Escola alguma vez organizou” e destacou o contributo de uma “enorme equipa” constituída por professores, funcionários não-docentes e alunos. “Foi um gosto ver a forma motivada e criativa com que trabalharam para tornar isto possível”, referiu. Por fim, apelou não só à participação da comunidade académica no evento como, também, ao cumprimento do seu direito de voto nas eleições.

O Capitão Charles Moore foi um dos convidados internacionais da Semana Europa e falou, entre outras coisas, sobre a descoberta da “Ilha de Plástico” do Pacífico Norte, uma massa de plástico 17 vezes maior do que Portugal.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

A semana dividiu-se por quatro dias temáticos (migrações, mobilidade e emprego, ambiente e media e populismo), marcados por palestras, conferências e workshops relacionados com as questões de mobilidade, de sustentabilidade do meio ambiente e de fact-checks. Estes momentos envolveram docentes e estudantes da ESCS, incluindo alunos incoming de Erasmus+ e a escstunis, na sua organização, e contaram com a presença de convidados, nacionais e internacionais, ligados aos temas que foram debatidos, entre os quais candidatos ao Parlamento Europeu, um eurodeputado, jornalistas e ambientalistas.

Fernando Esteves, autor do projeto Polígrafo e diplomado pela ESCS, conduziu o workshop que encerrou a Semana Europa.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

Paralelamente, também estiveram patentes, em vários pontos da Escola, exposições e instalações. No piso 0, a instalação “O teu voto corta arame farpado. O teu voto tem poder”, da JRS Portugal – Serviço Jesuíta aos Refugiados, pretendeu sensibilizar para os desafios que os migrantes enfrentam. À entrada da Escola e no foyer do piso -1, esteve exposta uma série de cartazes da campanha “Desta vez eu voto”, uma ação de comunicação do Parlamento Europeu. Também o foyer acolheu as exposições “Portugal e a Europa em Cartoons”, do Instituto de História Contemporânea, que reuniu cartoons de artistas europeus, e os “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, que fazem parte da Agenda 2030, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

O evento contou, ainda, com algumas exposições e instalações.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)


ESCS FM

A voz que tu conheces

Current track

Nome

Artist