“Ilha” de ecopontos

Written by on Junho 8, 2021

“Ilha” de ecopontos
Autor: Serviço de Comunicação da ESCS
Conteúdo retirado automaticamente da página institucional da Escola Superior de Comunicação Social
Ver fonte

A ESCS inaugurou uma “ilha” de ecopontos, onde é possível depositar, para reciclagem, vários tipos de resíduos.

No âmbito do programa Eco-Escolas, promovido pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e que a ESCS integrou, em 2020, através da atribuição da Bandeira Verde, foi, recentemente, inaugurada uma “ilha” de ecopontos. A iniciativa, do Conselho Eco-Escolas da ESCS e que contou com o apoio da Direção da Escola, estava prevista no plano de ações a implementar no decorrer do ano letivo 2020/21. A Prof.ª Alexandra David, vice-presidente da ESCS com o pelouro da Sustentabilidade, justifica a aposta nesta ação, destacando que as instituições de Ensino Superior “têm um papel muito importante na informação, formação e educação dos jovens”, no que concerne às “boas-práticas ambientais”.

A “ilha” de ecopontos situa-se no piso -2 do edifício da Escola, junto à Associação de Estudantes.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

A “ilha” está localizada no piso -2 do edifício, junto às instalações da Associação de Estudantes, e é composta por um conjunto de ecopontos para diferentes tipos de resíduos: cápsulas de café Delta Q e Dolce Gusto, lâmpadas, pilhas, elétricos e eletrónicos e, ainda, embalagens Compal/Tetra Pack de 1L.

Que ecopontos encontramos nesta “ilha”?
Os ecopontos da ERP Portugal (Entidade Gestora de Resíduos) destinam-se à recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, de pequena e grande dimensão, em fim de vida. As duas caixas de cartão, uma para lâmpadas e outra para pilhas, surgem no âmbito do projeto “Geração Depositrão”, da ABAE, a que a ESCS e outras duas unidades orgânicas do IPL (a ESELx e a ESTeSL) se associam. Todos estes resíduos serão recolhidos pela ERP Portugal, que os encaminhará para tratamento e reciclagem.
Quanto às cápsulas de café, para já, existem ecopontos para as marcas Dolce Gusto e Delta Q, sendo que a recolha será efetuada pelas respetivas marcas.
Atualmente, é, ainda, possível encontrar um ecoponto para depositar embalagens Compal/Tetra Pack de 1L. A recolha surge no âmbito do concurso “Constrói o teu Ecoponto Amarelo e Recicla”, ao qual a ESCS está a concorrer, em conjunto a ESML. O objetivo do desafio é construir um ecoponto amarelo de cartão, utilizando, para tal, aquelas embalagens.

Ecopontos da Delta Q e da Dolce Gusto, para depositar cápsulas de café.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

O sítio ideal para reciclar
“Muitas vezes, deparamo-nos com a dificuldade de encontrar ecopontos destinados a um determinado resíduo”, constata Alexandra David. Por isso, sendo que todos os dias nos deslocamos de casa para a Escola, esta “ilha” de ecopontos assume-se como “o local ideal para deixarmos os nossos resíduos”. Desta forma, “temos a certeza de que o seu destino será o adequado”, conclui a vice-presidente da ESCS.

O post “Ilha” de ecopontos aparece primeiro no ESCS.


Current track

Nome

Artist