ESCS em peso na ACE

Written by on Julho 29, 2020

ESCS em peso na ACE

O projeto Youplant foi o grande vencedor da ACE – Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo, do Politécnico de Lisboa. A edição desde ano contou apenas com participações de ideias de negócio de escsianos.

Em 2020, a ACE – Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo aprovou vinte projetos de estudantes e recém-licenciados da ESCS, a única unidade orgânica do Politécnico de Lisboa (IPL) que submeteu propostas. Destes trabalhos, sete passaram à fase de apresentação final, que, este ano, devido ao atual contexto de pandemia, se realizou por videoconferência, no dia 10 de julho. O pódio foi ocupado por três grupos de escsianos da licenciatura em Publicidade e Marketing.

Youplant, de Ângelo Castro, Carolina Gomes, Francisco Varão, João Contumélias e Miguel Rodrigues (na fotografia), foi a ideia vencedora da fase regional do concurso. O grupo recebeu um prémio monetário de 2.000€, patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos, e representará o IPL na fase nacional do Poliempreende, coordenado, em 2021, pela Universidade da Madeira. O projeto consiste numa plataforma digital que permite ao consumidor plantar aquilo que quiser, quando quiser e receber no conforto de sua casa.

O projeto empreendedor Youplant representará o IPL no concurso nacional Poliempreende, na Madeira, em 2021.
Imagem: Site do IPL

A Casa Portuguesa, dos escsianos António Cid, Beatriz Martins, Raquel Oliveira e Tiago Silva, arrecadou o 2.º lugar da Academia e um valor de 1.500€, atribuído pela Delta. A ideia tem por base um sistema de restauro de mobília e de equipamentos para o lar, que são, depois, vendidos em segunda mão. Por último, Andrei Florea, Gonçalo Rodrigues, Isaac Duarte, Rodrigo Figueira e Rui Dias são os autores de VeggieTais. Esta plataforma online, que faz a mediação entre pequenos agricultores e clientes finais, venceu o 3.º lugar do concurso e um prémio de 1.000€, oferecido pela POLITEC&ID.

A ACE – Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo existe, desde 2019, com o objetivo de desenvolver o espírito empreendedor da comunidade estudantil, capacitando-a para o desenvolvimento de iniciativas que respondam às necessidades e desafios das áreas de formação do IPL. A iniciativa está ligada aos concursos nacionais Poliempreende, da rede de politécnicos e escolas não integradas, e Born From Knowledge, da Agência Nacional de Inovação (ANI).

O post ESCS em peso na ACE aparece primeiro no ESCS.