ESCS acolhe novos alunos

Written by on Outubro 8, 2020

ESCS acolhe novos alunos
Autor: Serviço de Comunicação da ESCS
Conteúdo retirado automaticamente da página institucional da Escola Superior de Comunicação Social
Ver fonte

No início do ano letivo 2020-2021, a ESCS deu as boas-vindas aos novos estudantes de licenciatura, mestrado, pós-graduação e oriundos de programas de mobilidade internacional, em sessões adaptadas ao contexto pandémico.

À semelhança dos anos anteriores, a Escola recebeu os novos alunos com pompa e circunstância, ainda que com as devidas precauções de higiene e de segurança, decorrentes da situação de pandemia que afeta o país e o mundo.

No Auditório Vítor Macieira, foram implementadas medidas de segurança e de higiene.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

Licenciaturas

O dia 6 de outubro marcou o início do ano letivo 2020-2021 e contou com as sessões de abertura das licenciaturas (de manhã) e dos mestrados (ao fim do dia).  O Presidente da ESCS subiu ao palco no início de cada uma delas, referindo a “enorme satisfação” em receber os alunos recém chegados.
Este ano, a apresentação dos cursos de licenciatura foi dividida em quatro sessões, de forma a garantir a distância de segurança na plateia do auditório. No decorrer das suas intervenções, o Prof. Doutor André Sendin fez questão de dar os parabéns aos estudantes que ingressaram na Escola, referindo que “em cada 11 candidatos, só um é que entrou”, na medida em que a procura foi onze vezes superior às vagas oferecidas. O representante máximo da ESCS apresentou, ainda, os órgãos de governo da Escola, apelando à participação dos estudantes naqueles em que têm assento (Conselho de Representantes e Conselho Pedagógico), bem como nas atividades extracurriculares e nos eventos que a instituição organiza.

O Presidente da ESCS, Prof. Doutor André Sendin, deu as boas-vindas aos estudantes, no início de cada sessão.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

De seguida, tomaram a palavra os coordenadores de curso. Em cada uma das apresentações, os docentes Ricardo Pereira Rodrigues (Audiovisual e Multimédia), Anabela de Sousa Lopes (Jornalismo), Jorge Veríssimo (Publicidade e Marketing) e Ana Raposo (Relações Públicas e Comunicação Empresarial) apresentaram, em traços gerais, a Escola e os cursos. Nos casos de Jornalismo e de Publicidade e Marketing, os coordenadores fizeram-se acompanhar pelos subscoordenadores das licenciaturas, os professores Jorge Trindade e João Barros, respetivamente. Os docentes debruçaram-se sobre a relação da ESCS com o mercado de trabalho e os seus alumni, o corpo docente composto por académicos e profissionais reconhecidos nas áreas de estudo que lecionam e a importância da mobilidade internacional, ainda que num contexto atípico, como forma de enriquecimento curricular. Todos foram unânimes ao defenderem que a Escola é a instituição de referência na área da Comunicação, em Portugal.

Em cima: Prof. Dr. Ricardo Pereira Rodrigues (à esq.) e Prof.ª Doutora Anabela de Sousa Lopes (à dir.).
Em baixo: Prof. Doutor Jorge Veríssimo (à esq.) e Prof.ª Doutora Ana Raposo (à dir.).
Fotografias: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

Mestrados

Uma vez mais, o Presidente da Escola assumiu o microfone no início da sessão de abertura dos mestrados. O Prof. Doutor André Sendin apelou à reflexão dos estudantes sobre o trabalho que pretendem fazer no curso, de forma a que este lhes “dê gozo” pessoal e que, simultaneamente, “acrescente valor” à aprendizagem. “É, para nós, uma grande preocupação que os cursos tenham um contributo para a investigação e para a produção científica”, indicou, ainda, referindo as linhas de investigação da Escola e os projetos associados às mesmas e a revista Comunicação Pública. “Estejam atentos, porque estes projetos devem, também, incorporar estudantes de mestrado”, salientou.

De seguida, o Prof. Doutor José Cavaleiro Rodrigues, Pró-Presidente do IPL para as áreas de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, tomou a palavra, começando por apelar ao sentido crítico dos estudantes e à sua “capacidade de observar e avaliar processos”, como forma de “garantir a fiabilidade e viabilidade” dos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso. Na sua intervenção, o docente apresentou, ainda, dados referentes à evolução da produção científica na ESCS e no IPL e reforçou as palavras do Presidente da Escola ao incentivar os estudantes a participar nos projetos de investigação, como forma de “enriquecimento curricular”.

O Prof. Doutor José Cavaleiro Rodrigues, Pró-Presidente do IPL para as áreas de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, debruçou-se sobre a temática da Investigação.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

O leque de apresentações terminou com os coordenadores dos mestrados. Os docentes Filipe Montargil (Audiovisual e Multimédia), Sandra Pereira (Gestão Estratégica das Relações Públicas), Maria José Mata (Jornalismo) e Ana Teresa Machado (Publicidade e Marketing) subiram ao palco, um a um, para dirigirem algumas palavras de boas-vindas e motivação aos estudantes que iniciam, agora, o 2.º ciclo de estudos.

Em cima: Prof. Doutor Filipe Montargil (à esq.) e Prof.ª Doutora Sandra Pereira (à dir.).
Em baixo: Prof.ª Doutora Maria José Mata (à esq.) e Prof.ª Doutora Ana Teresa Machado (à dir.).
Fotografias: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

Ao mesmo tempo que a sessão de apresentação dos mestrados decorria no Auditório Vítor Macieira, as coordenações dos cursos de pós-graduação em Branding e Content Marketing e Storytelling davam, também, as boas-vindas aos estudantes, noutros espaços da Escola.

Welcome to ESCS

A Welcome Session dos estudantes ao abrigo dos programas de mobilidade internacional decorreu, no dia 2 de outubro, na sala 2P9. No primeiro semestre do ano letivo que agora se inicia, a ESCS recebe um total de 35 alunos incoming.

No primeiro semestre do ano letivo 2020-2021, a ESCS acolhe 35 estudantes incoming.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

A Prof.ª Carla Medeiros, uma das coordenadoras institucionais dos programas de mobilidade internacional na ESCS, e as representantes do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) do Politécnico de Lisboa (IPL) deram as boas-vindas aos estudantes e esclareceram as dúvidas referentes ao funcionamento das aulas e da Escola.

Em representação da ESCS, a Prof.ª Carla Medeiros deu as boas-vindas aos estudantes internacionais.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

O post ESCS acolhe novos alunos aparece primeiro no ESCS.


Current track

Nome

Artist