E2 no Parlamento Europeu

Written by on Dezembro 11, 2018

E2 no Parlamento Europeu
Autor: Serviço de Comunicação da ESCS
Conteúdo retirado automaticamente da página institucional da Escola Superior de Comunicação Social
Ver fonte

Publicado: 11 dezembro 2018

A convite do Parlamento Europeu, o E2 viajou até Bruxelas para participar num seminário para estudantes de Jornalismo e jovens jornalistas. A equipa da Escola aproveitou o certame para gravar um episódio especial sobre as Eleições Europeias.

O E2 foi convidado para participar num seminário sobre as Eleições Europeias, organizado pelo Gabinete do Parlamento Europeu (PE) em Portugal e dirigido a estudantes de Jornalismo e jovens profissionais da área. O objetivo passou por esclarecer e sensibilizar os participantes sobre o funcionamento do PE e os desafios da União Europeia, incentivando-os a produzir conteúdos de cariz jornalístico que pudessem ser difundidos junto da comunidade académica. Para tal, tiveram a oportunidade de participar em workshops, entrevistas e assistir ao início da sessão plenária do PE, a partir da tribuna da imprensa. A iniciativa decorreu entre 27 e 29 de novembro, na sede do PE, em Bruxelas.

A comitiva portuguesa, no Parlamento Europeu.
Fotografia gentilmente cedida pelo E2.

Episódio especial

Cristiano Costa e Luís Pinhão, estudantes das licenciaturas em Jornalismo e Audiovisual e Multimédia, respetivamente, foram a dupla destacada para representar a ESCS no certame. A equipa elevou a fasquia em relação aos colegas das outras instituições de Ensino Superior portuguesas, aproveitando o evento para produzir um episódio especial, inteiramente dedicado ao modo de funcionamento do Parlamento Europeu e aos desafios para o futuro da União Europeia.

Cristiano Costa e Luís Pinhão foram a dupla destacada para representar o E2 e a ESCS, em Bruxelas.
Fotografia gentilmente cedida pelo E2.

Os escsianos entrevistaram eurodeputados, falaram com jornalistas portugueses correspondentes em Bruxelas e tentaram perceber de que forma os média da União Europeia preparam as próximas Eleições.

O programa tem estreia prevista para 22 de janeiro de 2019.

O testemunho da equipa

A equipa produziu um episódio especial no Parlamento Europeu.
Fotografia gentilmente cedida pelo E2.

Cristiano Costa explica que a experiência foi “importante para pôr em prática algumas competências jornalísticas adquiridas em sala de aula”. Durante a sua estadia, procurou, junto de jovens, jornalistas e eurodeputados, respostas para “o futuro do projeto europeu”. “A experiência não podia ter sido mais positiva”, defende.

Por seu lado, Luís conta que, desde que teve conhecimento do convite, ficou “impaciente e eternamente grato”. Trabalhar “junto de jovens jornalistas, em prol da sensibilização para a importância da votação europeia, fora da zona de conforto, com equipas profissionais do Parlamento Europeu” foi uma das “melhores experiências” que teve.


Continuar a ler

ESCS FM

A voz que tu conheces

Current track

Nome

Artist