Diogo Rola realiza série da RTP

Written by on Abril 30, 2020

Diogo Rola realiza série da RTP

O escsiano Diogo Rola é o Realizador da série documental Mal-Amanhados – Os Novos Corsários das Ilhas, que estreou na RTP Açores e na RTP Play.

Mal-Amanhados – Os Novos Corsários das Ilhas é o mais recente trabalho de Diogo Rola, licenciado em Audiovisual e Multimédia. A série documental, inteiramente gravada no arquipélago dos Açores, estreou, no passado dia 16 de abril, na RTP Açores e na RTP Play. Para além de Realizador do projeto, o escsiano desempenhou, também, funções de Diretor de Fotografia, Editor e Operador de Câmara.

Diogo Rola é licenciado em Audiovisual e Multimédia.
Fotografia gentilmente cedida por Diogo Rola

Em 10 episódios (um por ilha e um geral), a narrativa aborda, com um tom humorístico, o regresso de dois amigos, Luís Filipe Borges e Nuno Costa Santos, à sua terra natal. Diogo explica que os protagonistas se conheceram na Faculdade de Direito e tinham a vontade de realizar este sonho, que se concretizou, agora, 22 anos depois. Na série, “passam por todas as ilhas e falam com pessoas que acham relevantes por algum motivo, sendo elas mais ou menos conhecidas, traçando, assim, um perfil” de cada região açoriana. Por outro lado, “as ilhas são retratadas de forma crua […] Há chuva, mau tempo. Não se filma só bom tempo, porque os Açores não são isso e há beleza nisso”.

O escsiano com os protagonistas da série.

Gravar uma série

Após terminar a licenciatura na ESCS, Diogo decidiu tirar um curso de Realização, no qual conheceu Luís Filipe Borges, que, mais tarde, viria a convidá-lo para integrar a série. “[O Luís] disse-me que perguntou a várias pessoas por um realizador e que o meu nome foi sendo repetido. Por esse motivo e, ainda para mais, sendo açoriano, tinha de ser eu”, lembra. O jovem conta que, durante as gravações, “houve muito improviso”, devido a várias situações, como a falta de tempo e a indisponibilidade dos entrevistados. “Tive de simplificar e jogar de forma mais segura”, recorda. Este foi, por isso, “claramente, o maior desafio” que teve.

Diogo com a equipa de gravação da série Mal-Amanhados – Os Novos Corsários das Ilhas.
Fotografia gentilmente cedida por Diogo Rola

No rescaldo do trabalho desenvolvido, Diogo assegura que “correu tudo bem e foi incrível a amizade que se criou, com uma equipa única e fantástica”. “Houve parte da rodagem em que dormir três horas para ter tudo feito foi um luxo [por isso] o cansaço era enorme. Mas foi, também, um gosto [fazer parte deste] projeto. A partir daqui, é só esperar que gostem e olhar para o futuro”, conclui.

O percurso ligado ao vídeo

Diogo Rola começou um percurso profissional na área do vídeo enquanto estudava na ESCS. Durante a licenciatura, filmou festas e eventos da AE ESCS, passou pelo E2 e produziu os Commie Awards de 2016, entre outras atividades. Em paralelo, foi construindo a sua carreira, em regime de freelancer. Esteve envolvido em diversos eventos, festivais, videoclipes e curtas-metragens, nos quais desempenhou diversas funções, desde Realização à Direção de Fotografia, passando pela Pós-Produção. Também desenvolveu alguns projetos a nível internacional, de entre os quais se destaca uma série de entrevistas, gravadas em diferentes países, para o British Council. Até à realização da sua primeira série documental, Mal-Amanhados – Os Novos Corsários das Ilhas, em 2019, passou, ainda, por duas produtoras. O escsiano encontra-se, atualmente, a terminar a pós-produção do último episódio da série.

O post Diogo Rola realiza série da RTP aparece primeiro no ESCS.