CDESLab lança site

Written by on Fevereiro 16, 2021

CDESLab lança site
Autor: Serviço de Comunicação da ESCS
Conteúdo retirado automaticamente da página institucional da Escola Superior de Comunicação Social
Ver fonte

O Laboratório de Cultura Digital e Desporto, uma iniciativa que resulta de um projeto de investigação da ESCS, lança o seu próprio site, no dia 22 de fevereiro.

O Laboratório de Cultura Digital e Desporto (CDESLab) assume-se como um observatório multidisciplinar de investigação que procura analisar a comunicação no desporto. Os estudos têm como foco a análise dos fluxos comunicacionais que ocorrem nas redes sociais dos clubes de futebol portugueses que integram a Primeira Liga. O recém-criado laboratório nasce do projeto de investigação “Futebol: comunicação, redes e cultura digital”, coordenado pela Prof.ª Doutora Sandra Miranda, tendo sido uma das 47 propostas selecionados na 5.ª edição dos Projetos IDI&CA (Investigação Científica, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística no IPL).
A investigadora responsável explica que “um dos objetivos do projeto se prendia com a criação deste Laboratório”, cuja atividade irá para além do período de financiamento, de um ano, atribuído pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Lançamento do site

O CDESLab apresenta-se, agora, à comunidade, através de um site, cujo lançamento oficial terá lugar, numa sessão online, que decorrerá, neste link, no dia 22 de fevereiro, pelas 15h30.

Site: a “cara” do CDESLab

Para Sandra Miranda, o novo site “representa a dimensão pública do projeto e a materialização de uma ideia que perdurará no tempo”.
Quinzenalmente, serão publicados relatórios sobre os assuntos discutidos nas plataformas de social media dos clubes de futebol, tendo por base as interações e os comentários dos utilizadores. “Podemos levar a cabo uma análise genérica ou escolher um tema específico que se tenha evidenciado”, explica a coordenadora do CDESLab. Neste momento, já é possível aceder a alguns conteúdos, como são o caso das Análises e das Publicações. A título de exemplo, a investigadora destaca “Welcome, Ricardo Quaresma!”, uma análise sobre a narrativa digital da campanha que o Vitória Sport Clube promoveu, no início da época 2020/2021, para a oficialização do internacional Ricardo Quaresma como reforço do plantel, e “FC Porto vs Benfica: múltiplas cosmologias”, uma análise baseada em dados recolhidos no Twitter a propósito do dérbi.

O site do CDESLab será lançado no dia 22 de fevereiro, pelas 15h30.

Investigar e disseminar

“O projeto tem uma componente de investigação forte”, adianta Sandra Miranda. Para tal, o CDESLab integra uma equipa multidisciplinar de investigadores da ESCS (Alexandra David, Ana Cristina Antunes e Branco di Fátima) e de instituições parceiras, oriundos de diferentes áreas do saber. “A equipa e os parceiros estão mobilizados na produção e na divulgação de conhecimento”, acrescenta. A responsável desvenda que o CDESLab irá participar no XI Congresso Português de Sociologia, no qual será apresentada a investigação “Cartografia do ódio em rede – o futebol Português em tempos de pandemia”, e na conferência ESA RN 28 Society and Sports, em que serão apresentados os resultados do estudo “The many faces of racism on football: An analysis of the Facebook pages of Portuguese football clubs”.

Ser uma referência

Para Sandra Miranda, “a grande meta do CDESLab é construir e edificar um observatório de comunicação no desporto”. Para tal, a coordenadora aponta como essencial a participação de investigadores, nacionais e internacionais, e de estudantes do Ensino Superior, da ESCS e de outras instituições. “Queremos tornar-nos numa referência na área da Comunicação no Desporto e, com isto, ampliar a visibilidade da ESCS nesta área de conhecimento”, remata.

O post CDESLab lança <i>site</i> aparece primeiro no ESCS.


Current track

Nome

Artist