Arrancou a 2.ª edição da “Academia da Leitura do Mundo”

Written by on Dezembro 17, 2020

Arrancou a 2.ª edição da “Academia da Leitura do Mundo”
Autor: Serviço de Comunicação da ESCS
Conteúdo retirado automaticamente da página institucional da Escola Superior de Comunicação Social
Ver fonte

Pelo segundo ano consecutivo, estudantes da ESCS e da Escola Secundária José Gomes Ferreira vão trabalhar juntos, no âmbito do projeto “Academia da Leitura do Mundo”.

No passado dia 19 de novembro, a Escola Secundária José Gomes Ferreira, de Benfica, acolheu a sessão que marcou o arranque do segundo ano de trabalhos do projeto de investigação “Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu”, o qual integra o programa Academias Gulbenkian do Conhecimento, tendo a ESCS e o Politécnico de Lisboa (IPL) como promotores.

Para além dos alunos de uma turma de 11.º ano, do curso de Línguas e Humanidades daquela escola secundária, a sessão inaugural contou com a presença da diretora de turma, Prof.ª Ana Maria Trincão Tomáz, e da equipa do projeto, constituída pela coordenadora, Prof.ª Doutora Fernanda Bonacho, pela bolseira Maria Madalena Ramos e pela colaboradora Mariana Silva, ambas estudantes do 3.º ano do curso de licenciatura em Jornalismo da ESCS.

A Escola Secundária José Gomes Ferreira acolheu a sessão de abertura da 2.ª edição do projeto “Academia da Leitura do Mundo”.
Fotografia gentilmente cedida pela equipa do projeto “Academia da Leitura do Mundo”.

Pontapé de saída

Coube à Prof.ª Doutora Fernanda Bonacho abrir a sessão, explicando, aos jovens estudantes, o objetivo da “Academia da Leitura do Mundo” e traçando o plano para a segunda edição do projeto. A coordenadora esclareceu que o trabalho a realizar pelo grupo de intervenção da Escola Secundária José Gomes Ferreira e por alunos finalistas do curso de Jornalismo da ESCS partirá de desafios práticos lançados todos os meses, ao longo do ano letivo 2020/2021. Para tal, os estudantes contarão com a colaboração de vários docentes da ESCS, jornalistas e especialistas da área da Comunicação e do Jornalismo.

Mais adiante, as estudantes de Jornalismo da ESCS conduziram um debate sobre os temas da atualidade selecionados pelos jovens participantes da “Academia da Leitura do Mundo” através de uma aplicação.

Já na reta final da sessão, foi lançada a proposta para a criação de uma revista multimédia, a ser desenvolvida, durante o presente ano letivo, pelos alunos de ambas as instituições de ensino.

Sobre o projeto

“Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu” é um projeto nacional financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da segunda edição do concurso Academias Gulbenkian do Conhecimento. O objetivo da iniciativa visa avaliar as competências de comunicação, autorregulação e espírito crítico de indivíduos entre os 14 e os 25 anos. Através de uma agenda de trabalhos, que se debruça sobre a atualidade mediática, procura-se contribuir para uma postura crítica dos jovens em relação ao consumo de conteúdos informativos e comunicacionais.
Para além da ESCS e do IPL, também a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, a Escola Superior de Tecnologias de Abrantes do Instituto Politécnico de Tomar, a Universidade da Beira Interior e a Universidade do Algarve integram o projeto de investigação, desenvolvendo a agenda de trabalhos adaptada à sua comunidade escolar.

TEXTO: escrito por Maria Madalena Ramos (bolseira do projeto “Academia da Leitura do Mundo” e aluna finalista da licenciatura em Jornalismo) e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).
FOTOGRAFIAS: gentilmente cedidas pela equipa do projeto “Academia da Leitura do Mundo”.

O post Arrancou a 2.ª edição da “Academia da Leitura do Mundo” aparece primeiro no ESCS.


Continuar a ler

Current track

Nome

Artist