Antigos estudantes de PM distinguidos no Podes

Written by on Novembro 19, 2020

Antigos estudantes de PM distinguidos no Podes

Os podcasts “Brandos Costumes”, de Pedro Paulos, e “Casa. Trabalho. Casa.”, de Rute Brito, foram galardoados no Podes – Festival de Podcasts.

Decorreu, no passado dia 8 de novembro, a entrega de prémios do Podes – Festival de Podcasts. O certame atribuiu galardões a dois projetos de escsianos licenciados em Publicidade e Marketing.

Pedro Paulos é coautor de “Brandos Costumes”, o grande vencedor da segunda edição do festival. O “podcast multiplataforma que atravessa, para além dos hits, os caminhos menos percorridos da música Portuguesa” conquistou os prémios de Melhor Podcast de Cultura e Entretenimento e de Podcast do Ano. O projeto bissemanal, apresentado por Pedro e Marta Rocha e ilustrado por Angelina Veloso, foi criado em 2015 e integrado, no ano passado, na grelha da Antena 3.

Por seu lado, Casa. Trabalho. Casa”, de Rute Brito, conquistou o título de Melhor Podcast de Economia e Negócio. O formato, lançado em maio de 2020, aborda questões relacionadas com os desafios do mercado de trabalho. Em episódios curtos, Rute e Ana Relvas dão “dicas práticas para profissionais que querem quebrar o ciclo casa-trabalho-casa e construir um percurso de sucesso equilibrado”.

Na sua segunda edição, o Podes — Festival de Podcasts voltou a distinguir projetos de escsianos.

ESCS bem representada

Pelo segundo ano consecutivo, a ESCS esteve bem representada no Podes – Festival de Podcasts. Apesar de não terem vencido nas categorias para que estavam nomeados, foram a concurso mais três projetos assinados por antigas estudantes de Jornalismo. Nécessaire, de Liliana Marques, foi nomeado para as categorias de Melhor Podcast Sem Homens Cis Brancos Heterossexuais e Prémio do Público. Ponto Final, Parágrafo, da autoria de Magda Cruz, concorreu a Melhor Podcast de Informação e Educação. Já O Fred e a Inês Falam de Coisas, coapresentado por Inês Afonso, integrou a categoria de Melhor Podcast de Conversa ou Debate. É de referir que estes dois últimos já haviam sido nomeados em 2019.
A organização do festival contou com a participação de um outro ex-aluno da ESCS: Rúben Martins. Licenciado em Jornalismo, é um dos pioneiros na vertente áudio do Público, jornal onde exerce funções, sendo, ainda, uma das vozes de podcasts como o P24 e o Sobre Carris.

Em 2020, o Podes, uma iniciativa do Portcasts e do jornal Público, decorreu entre 2 a 8 de novembro e contou com podcasts ao vivo, painéis, webinars e momentos sociais. O festival foi adaptado ao contexto pandémico, transmitindo todas as sessões online. A entrega de prémios foi transmitida pelo Canal Q.

O post Antigos estudantes de PM distinguidos no Podes aparece primeiro no ESCS.