Acabar com as beatas no chão

Written by on Setembro 14, 2021

Acabar com as beatas no chão

Os estudantes finalistas da licenciatura em Publicidade e Marketing criaram campanhas para a Câmara Municipal de Lisboa cujo objetivo passa por sensibilizar os fumadores a não atirarem beatas para o chão.

Combater o hábito de atirar as beatas dos cigarros para o chão foi o mote para as campanhas de sensibilização que os alunos do 3.º ano do curso de licenciatura em Publicidade e Marketing desenvolveram para a Câmara Municipal de Lisboa. A iniciativa, levada a cabo no âmbito das unidades curriculares de Ateliê de Investigação Aplicado à Publicidade e de Ateliê de Agência, resultou de um protocolo estabelecido entre a ESCS e a autarquia lisboeta, a propósito do galardão Capital Verde Europeia 2020, que a Comissão Europeia atribuiu à cidade.

As campanhas desenvolvidas pelos estudantes estão a ser exibidas em mupis digitais da JCDecaux.
Imagens gentilmente cedidas pelos docentes das unidades curriculares de AIAP e AA.

Os conceitos criativos

Em grupo, os estudantes desenvolveram conceitos criativos, dos quais foram selecionados quatro: Em casa não se atira beatas para o chão; Sabes quantas beatas um fumador deita para o chão num ano?; São só 2 minutos até à papeleira mais próxima; e Hoje no chão, amanhã no prato.
O resultado dos trabalhos está a ser exibido, até ao dia 24 de setembro, na rede de mupis digitais da JCDecaux, em cinco centros comerciais da região de Lisboa: Amoreiras Shopping Center, CascaiShopping, Centro Vasco da Gama, Colombo e Oeiras Parque.

Campanhas com responsabilidade social

Nos últimos anos, os docentes das disciplinas de Ateliê de Investigação Aplicado à Publicidade (AIAP) e de Ateliê de Agência (AA) têm desafiado os estudantes de PM a desenvolver campanhas de sensibilização para instituições do setor público e social, como é o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), mas não só.
O objetivo destes projetos visa simular dinâmicas agência-cliente semelhantes àquelas que ocorrem no mercado de trabalho.
Deste modo, cabe aos alunos, numa primeira fase, na unidade curricular de AIAP, investigar a temática da campanha e, depois, na de AA, delinear o planeamento estratégico e conceber os materiais criativos. No fim, os estudantes têm a oportunidade de apresentar as propostas ao cliente.

O post Acabar com as beatas no chão aparece primeiro no ESCS.