A anatomia do livro

Written by on Janeiro 8, 2019

A anatomia do livro
Autor: Serviço de Comunicação da ESCS
Conteúdo retirado automaticamente da página institucional da Escola Superior de Comunicação Social
Ver fonte

Publicado: 08 janeiro 2019

O escsiano Francisco Zenha Preto é o autor da agenda Printer 2019.

No 2.º semestre do ano letivo 2017/2018, os estudantes do 3.º ano dos cursos de licenciatura em Audiovisual e Multimédia (AM) e em Publicidade e Marketing (PM) foram desafiados, pela Prof.ª Susana Araújo, na unidade curricular opcional de Produção Gráfica, a criar a agenda de 2019 da empresa de artes gráficas Printer Portuguesa. Francisco Zenha Preto, estudante de AM, destacou-se, desenvolvendo tanto a capa como o miolo da agenda.

O trabalho de Francisco Zenha Preto foi reconhecido pelos representantes da Printer Portuguesa.
Fotografia gentilmente cedida por Francisco Zenha Preto.

A ideia

“Sempre quis trabalhar em design de livros e publicações e, apesar da sua natureza académica, é gratificante ter um livro desenhado por mim a acontecer”, explica Francisco. Para o projeto, desenvolveu desenhos minimalistas para todas as fases de produção que, combinadas, formam a “anatomia do livro”. A imagem final figura na capa da agenda. “É sempre bom ser destacado, especialmente quando [o reconhecimento] resulta de um trabalho que deu especial gozo a fazer”, afirma o escsiano.

Os desenhos que formam a “anatomia do livro”.
Imagem gentilmente cedida por Francisco Zenha Preto.

Protocolo de cooperação

O desafio de criação da Agenda Printer 2019 advém de um protocolo de cooperação, assinado entre a ESCS e a Printer Portuguesa Indústria Gráfica S.A., em 2017. A parceria surge a partir das visitas promovidas, há já alguns anos, pela Prof.ª Susana Araújo à gráfica, de forma a consciencializar os estudantes do trabalho desenvolvido pela mesma. O protocolo contempla, ainda, “o desenvolvimento de projetos e realização de programas e ações nos domínios da comunicação e de estágios profissionais”.

Capa e contracapa da Agenda Printer 2019, desenvolvidas por Francisco Zenha Preto.
Imagens gentilmente cedidas por Francisco Zenha Preto.

Em representação da Printer Portuguesa, Filomena Pisco, Responsável de Comunicação e Marketing, refere que “só existem pontos positivos” nesta parceria. “A única dificuldade que existiu foi mesmo a escolha. Tanto os alunos que participaram como a Prof.ª Susana Araújo estão de parabéns. Este desafio foi um sucesso, com um resultado final de uma agenda criativa que espelha a imagem que desejávamos”, conclui.


Continuar a ler

ESCS FM

A voz que tu conheces

Current track

Nome

Artist