2020 em Replay

Written by on Dezembro 30, 2020

O ano de 2020 foi marcado por uma inesperada pandemia. No entanto, não foi um vírus que nos parou.

A ESCS FM continuou a receber novos membros, a trazer conteúdos novos e a procurar abrir horizontes. Aqui podes ler um pouco do que se fez em 2020 e as novas janelas abertas.

1. Emissão especial de aniversário do Público

A ESCS FM esteve presente na celebração dos 30 anos do Público, numa emissão especial com 45 horas de emissão.  Desde vox-pop’s a noticiários em direto, com exclusivos de Marcelo Rebelo de Sousa e Paulo Portas. 

Durante a emissão chegou-se a atingir mais de 2500 ouvintes únicos. Apesar da maioria dos ouvintes serem portugueses (84,07%), também foi ouvida nos Estados Unidos, no Brasil, no Reino Unido e na Bélgica.

2. Adaptação ao StreamYard

A última emissão em estúdio do ano letivo 2019/20 foi um Hora de Ponta sobre temas que não envolvessem a palavra Covid. Depois disso, os membros da ESCS FM aventuraram-se durante três meses no Streamyard. Vozes entrecortadas e caras envergonhadas marcaram um segundo semestre de emissões: para além da componente visual, os locutores viram-se obrigados a gerir uma hora e meia de conversa sem recorrerem à música. O resultado? É simples! Crescimento ao nível da locução, maior versatilidade e agilização de resposta quando as coisas não correm como planeado.

3. Closed Studio

Com o bicho no mundo e os membros em casa, a ESCS FM não quis deixar de assinalar o fim do ano letivo 2019/2020 de forma incrível. Reuniram dezenas de convidados, oriundos das mais diversas áreas, e levaram a cabo uma semana de emissões especiais. Entre 1 e 5 de junho, passaram pela emissão da ESCS FM 44 ilustres convidados, como por exemplo José Pedro Vasconcelos, Luís Pedro Nunes, JEL, Ana Markl, ou até o mítico Senhor Rui.

Não se contentando com esse feito, a ESCS FM decidiu ir ainda mais além, e terminou essa semana com um marco assinalável: 24 horas ininterruptas de emissão, carinhosamente apelidadas como a primeira direta do Mike. Entre as 10h00 de 5 de junho e as 10h00 de 6 de junho não houve pausas no Facebook e YouTube da ESCS FM, com membros constantemente a conduzirem emissão, fosse com convidados, fosse com dinâmicas especiais, fosse com improvisos de última hora. Sem dúvida, um dos dias (e noites) mais marcantes da ESCS FM em 2020

4. Mar de Gente

Com os membros ausentes para férias, seja a enfardar bolas de berlim em Quarteira, seja em caminhadas por terras do interior, a ESCS FM decidiu arriscar, produzindo um programa de verão. Com o nome de Mar de Gente, consistiu numa coletânea de áudios nos quais os membros relatavam as aventuras que estavam a viver durante as férias. Todos os episódios eram conduzidos por um narrador, e faziam-se acompanhar por uma playlist no Spotify, da qual constavam algumas das músicas mais marcantes do verão. Agosto de 2020 acabou assim por ficar marcado para a ESCS FM com o surgimento do Mar de Gente.

5. Rebranding

Com a chegada aos 10 anos a ESCS FM procurou dar uma nova cara aos tão conhecidos programas que foram surgindo no decorrer dos anos. Com um estilo minimalista e tons mais claros, vimos o design que tu conheces inovar-se, pelas mãos da Claudia Martina e da Carlota Real, sem perder a identidade que tão próxima é a quem acompanha as emissões.

6. Novos Programas e Rubricas

Com a chegada do ano letivo 2020/2021, os membros da ESCS FM vieram repletos de criatividade e genialidade. Se a vasta oferta da grelha de programas não era ainda suficiente, surgiram então dois novos programas e três rubricas de autor.

Um dos espaços vazios da emissão da ESCS FM eram as manhãs. No entanto, tal falha foi prontamente detetada e 2020 ficou marcado pelo aparecimento do Meia Deleite. Duas vezes por semana, durante cerca de meia hora, duplas alternadas conversam sobre temas diversos com o intuito de animar as manhãs dos ouvintes. Em cada Meia Deleite há sempre também uma rubrica de autor, outra invenção que despontou em 2020. Às terças-feiras Raquel Aguiar e João Pedro Morais dão espaço para a mais exata das ciências, a astrologia, na rubrica “Até amanhã, se Deus quiser”. Também às terças-feiras, os membros da ESCS Mais Limpa dão conselhos sobre sustentabilidade, na rubrica “Minuto Mais Limpo”. Por sua vez, às quintas-feiras é a vez de Pedro Baptista manusear o humor a seu belo prazer, numa rubrica na qual a única garantia deixada ao ouvinte é a de que não é mesmo nada mais do que um “Salsifré”.

Ainda assim, a grelha da ESCS FM deixava mais lacunas por preencher. Uma das paixões que une vários membros do núcleo é a literatura, e não havia um espaço para materializar essa união. Ora, detetada essa falha, surgiu o clube de leitura da ESCS FM, que trouxe consigo um novo programa, o Prosa no Ar. Mensalmente, os membros do clube escolhem uma obra para lerem, e depois chegam junto dos microfones para expressarem todas as emoções e opiniões acerca da experiência literária.

7. Novas Plataformas

Podes ouvir a voz que tu conheces a qualquer hora e em qualquer lugar! 

Com o arranque do novo ano letivo decidimos que havia espaço para espalhar a voz que tu conheces por mais plataformas. Atualmente, além da emissão em direto no site e no mixcloud, a ESCS FM pode ser encontrada no Spotify, no Anchor, no Breaker, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Overcast,  no Pocket Casts, no RadioPublic.

8. Reconhecimento dos Media Independentes

Em setembro o portal MediaAlternativos.pt ganha um espaço na internet. O curador,  Mário Rui André, co-fundador do Shifter, dá a conhecer projetos alternativos de comunicação social em Portugal, que se regem pela liberdade, pela transparência e por um sentido de comunidade. A ESCS FM foi um dos dez projetos reconhecidos como Média Independentes na categoria Academia.

9. 10º Aniversário

Se alguém entrou por engano naquele link de zoom à meia noite, deu de caras com um conjunto de vozes, desafinadas e fora de ritmo, que cantava os parabéns a uma rádio universitária. A rádio é a ESCS FM. O dia é 28 de outubro de 2020. A celebração são os dez anos da Voz que Tu Conheces.  Mas as comemorações começaram nove dias antes. Os membros da ESCS FM recuaram até 2010 para recordar aquilo que de melhor se fez ao longo da primeira década de emissões. Marcaram-se encontros com ex-membros, agilizaram-se conversas com figuras do mundo do espetáculo, como Inês Castel Branco e Janeiro, recordaram-se eventos com a ajuda de jornalistas, entre os quais Alexandre Martins, e ouviram-se dez cartas abertas assinadas por todos os Diretores Gerais que já passaram “plo” Mike. Tudo isto culminou numa emissão no streamyard de dez horas seguidas em que a boa disposição e o espírito de entreajuda foram uma marca constante.

10. Parceria com Desporto Universitário

Neste ano, a ESCS FM expandiu o seu alcance no mundo do desporto! Numa parceria com a Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL), responsável por desenvolver o desporto a nível universitário – através da organização de jogos de várias modalidades entre as Associações de Estudantes -, todas as semanas membros do Apito Final serão responsáveis pelo relato de um jogo.

Os relatos, assim como os jogos, serão transmitidos em streaming no site da ADESL.


Opinião dos leitores

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Nome

Artist