Nancy Pelosi iniciou as suas funções enquanto presidente da Câmara dos Representantes no dia 3 de janeiro, deixando bem ciente a ideia a Donald Trump de que “não haverá dinheiro para o muro”.

Nancy Pelosi é a nova líder da maioria democrata na Câmara dos Representantes. A mulher de 78 anos é considerada como uma pessoa habilidosa, arrogante e perseverante, características vistas pelos democratas como importantes para lidar com Donald Trump.

Donald Trump aliás, que neste momento se encontra dependente da Câmara dos Representantes, mariotariamente democrática, para pôr em prática as suas medidas, tem agora um enorme obstáculo na construção do muro. O presidente norte-americano exige cerca de 5,6 mil milhões de dólares para construir o muro, um montante que Pelosi considera “de tal maneira pequeno que se trata de um assunto de segurança nacional”, em declarações feitas na Casa Branca. Já os democratas recusaram-se a aprovar a parte do orçamento que previa o gasto de dinheiros públicos na construção do muro e propuseram alocar 1,3 mil milhões de dólares para melhorar o sistema de vigilância na fronteira.

Em fevereiro de 2018, Pelosi falou durante oito horas e quinze minutos na defesa dos jovens imigrantes que entraram nos EUA sem documentos. Estes jovens, mais conhecidos por dreamers, veem o seu estatuto de atribuição de vistos de trabalho a ser ameaçado pelo presidente americano.

Artigo corrigido por Ana Rita Curtinha