Taça de Portugal em Andebol: Os finalistas da época passada ficaram pelos oitavos de final

Written by on Março 30, 2019

Taça de Portugal em Andebol: Os finalistas da época passada ficaram pelos oitavos de final
Autor: ESCS Magazine
Conteúdo retirado automaticamente da página do núcleo ESCS Magazine
Ver fonte

Benfica e Sporting, os finalistas da última Taça de Portugal, disputada em Peso da Régua, não foram além dos oitavos de final da competição.

O Benfica deslocou-se a Braga para defrontar o ABC, um dos históricos do andebol português que contabiliza no seu museu doze Taças de Portugal, o dobro das conquistadas pelo adversário de sábado passado.

Os Encarnados entraram no jogo determinados e o início do jogo indiciava que o Benfica não iria ter grandes problemas. Essa garra e determinação duraram até ao minuto 23, quando o resultado apresentava um esclarecedor 9-4 para a equipa da capital. A partir deste momento, a equipa eclipsou-se, talvez tivessem contribuído as exclusões por dois minutos de Alexandre Cavalcanti e o cartão vermelho direto ao pivot Brasileiro Ales Silva. O ABC termina a primeira parte com o resultado  9-9 devido a um parcial de 5-0.

Na segunda parte, o “filme” repete-se, aos 11’ o Benfica encontra-se a vencer 14-13 e, a partir deste momento, o ABC volta a conseguir novo parcial de 5-0, coloca o marcador em 18-14 a seu favor e até ao final foi sabendo gerir o tempo e o resultado, tendo mesmo conseguido aumentar a diferença para 6 golos, 21-15. No final, o resultado cifrou-se em 23-18 com especial destaque, na equipa da casa, para Humberto Gomes, o Internacional guarda-redes Português, de 41 anos de idade, que soube fechar a baliza com uma exibição de gala. Nota elevada também para o jovem Miguel Batista, de apenas 23 anos, que chegou esta época a Braga vindo de Chartres onde na temporada passada competiu na 2ª divisão Francesa.

Miguel Batista (5) e Hugo Rosário (51) demonstram a superioridade do ABC perante o desespero do Benfiquista Belone Moreira (11).
Fonte: http://portal.fpa.pt

No domingo, no Pavilhão Dragão Caixa, o FC Porto venceu o Sporting por 28-23. Uma vitória de extrema importância para os nortenhos não só pela passagem aos quartos de final, mas também por ter sido a primeira vez que derrotaram o Sporting esta época. As duas derrotas sofridas para o Campeonato Nacional pela equipa treinada pelo sueco Magnus Andersson foram contra o Sporting, na 1ª volta no Porto 28-31 e em Alvalade 26-23. Uma vez mais quando se trata de jogo grande, o Pavilhão Dragão Caixa fica engalanado, desta vez para receber o Sporting onde não podia deixar de marcar presença o Presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa.

O jogo teve duas partes distintas. Na primeira parte, o Sporting superiorizou-se e chegou ao fim a vencer 15-12, onde o especial destaque vai para Romeno Valentin Ghionea, que conseguiu 5 golos. Nos segundos trinta minutos, o equilíbrio manteve-se até aos 20’, momento em que o FC Porto conseguiu igualar a partida a 23, a partir daqui só deu Porto, onde o Ponta direita António Areia nos últimos 11’ marcou 5 golos do total de 9 que contabilizou na sua conta pessoal. Destaque também para o excelente desempenho na 2ª parte do jovem Miguel Martins, que devido aos seus 6 golos nos primeiros 18 minutos da segunda parte catapultou o FC Porto para a remontada vitoriosa.

Um destaque especial pelo infortúnio que bateu à porta do guarda-redes esloveno do Sporting , Matevz Skok, que saiu em braços devido a uma grave lesão sofrida no joelho.

Miguel Martins (10) a tentar vencer a oposição do Cubano do Sporting, Pedro Valdés (2)
Fonte: http://portal.fpa.pt

A festa da Taça continua no início de Abril com dois jogos dos quartos de final já agendados: o Madeira SAD recebe o ABC no Funchal e o FC Porto recebe o Belenenses no Dragão Caixa. Os vencedores destes jogos irão marcar presença na Final 4 da Taça de Portugal, onde se irão juntar às equipas do Águas Santas e Desportivo da Póvoa (2ª divisão), que já jogaram e venceram os respetivos jogos dos quartos de final.

Artigo revisto por: Ângela Cardoso


Current track

Nome

Artist