Sporting em frente, Benfica de platina cai no set de ouro
Written by ESCS Magazine on Março 22, 2019
Sporting em frente, Benfica de platina cai no set de ouro
Autor: ESCS Magazine
Conteúdo retirado automaticamente da página do núcleo ESCS Magazine
Ver fonte
Nos quartos-de-final da Challenge Cup, a terceira prova do voleibol europeu, três equipas portuguesas prestaram provas. O Sporting CP defrontou a AJ Fonte do Bastardo e seguiu em frente, mesmo com uma derrota por 3-2 na segunda mão, jogada no pavilhão Vitorino Nemésio. Por sua vez, o Benfica recebeu e venceu o Belgorod por 3-0, após uma derrota por igual diferença de sets na Rússia, mas não conseguiu levar a melhor no derradeiro set.
AJ Fonte do Bastardo 3×2 Sporting CP – Sporting passa às meias-finais
Eram 20h30 na Praia da Vitória quando soou o apito que marcava o início daquela que seria uma tarefa hercúlea para a equipa local. Após ter perdido por 3×0 no Pavilhão João Rocha, os alvinegros precisavam vencer 3 sets (3×0 ou 3×1) a um Sporting que apostou forte esta época para fazer uma boa prestação na competição e ainda vencer o golden set. Tal não aconteceu.
Com um seis base diferente daquele que apresentou na primeira mão, porventura tentando quebrar um momento menos bom (os leões vinham de uma derrota por 3×0 contra o Benfica e uma vitória dura por 3×2 contra o Sporting de Espinho) ou dando descanso a alguns jogadores importantes, o Sporting entrou melhor e venceu os dois primeiros sets por 17×25 e 22×25.
Já tendo a eliminatória resolvida, Hugo Silva rodou a equipa e os índices competitivos desceram. Mesmo com Marko Bojic, reforço de inverno, a exibir-se em grande nível, os verdes e brancos acabaram por perder os seguintes 3 sets para a Fonte do Bastardo, já num ritmo algo descomprometido. A vitória acabou por trazer alguns sorrisos aos 530 adeptos que compuseram as bancadas do pavilhão.
Segue em frente o Sporting Clube de Portugal, que jogará contra os italianos do Vero Volley Monza, uma das equipas favoritas a vencer a prova.
SL Benfica x Belgorod
Tão ou mais hercúlea do que a tarefa da Fonte do Bastardo era a tarefa do SL Benfica, frente a uma equipa histórica do voleibol europeu, que tem no seu palmarés “apenas” 8 Challenge Cups, 2 CEV Cups e 3 Champions Leagues, a prova máxima da modalidade no Velho Continente.
Após ter perdido por 3×0 na Rússia, os encarnados, comandados por Marcel Matz, estreante em provas europeias, apresentaram-se a um nível altíssimo e conseguiram surpreender vencendo os três primeiros sets por 25×18, 25×23 e 25×22. Com Raphael Oliveira, Théo Lopes e Marc Honoré em destaque, o Benfica efetuou uma exibição histórica e que muito deve orgulhar os seus adeptos e os adeptos da modalidade em Portugal.
No último set, que decidia a passagem na eliminatória, a equipa da Luz não conseguiu levar a melhor e acabou por perder por 12×15, numa despedida algo ingrata depois da brilhante prestação nos primeiros três parciais.
O Benfica fica pelo caminho mas segue com grande ímpeto para o campeonato, que promete uma escaldante disputa com o Sporting, os dois grandes favoritos.
Jogo do Benfica contra o Belgorod, no Pavilhão da Luz. Fonte: SL Benfica / Cátia Luís
Artigo revisto por Ana Rita Curtinha