Repórteres Sem Fronteiras avisa sobre a criação de uma legislação contra as “fake news”

Written by on Março 10, 2019

Repórteres Sem Fronteiras avisa sobre a criação de uma legislação contra as “fake news”
Autor: ESCS Magazine
Conteúdo retirado automaticamente da página do núcleo ESCS Magazine
Ver fonte

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) da Alemanha alertou para os problemas da criação de uma legislação contra as “fake news”. A organização considera o termo inapropriado para descrever este problema. Daniel Moßbrucker, conselheiro da RSF da Alemanha, explicou que meios estão a ser desenvolvidos no país para combater as “fake news.

A organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras da Alemanha avisou que a criação de uma legislação contra notícias falsas vai agravar o problema. A organização considera o termo “fake news” demasiado amplo para descrever esse problema e para ser usado em leis. A própria organização evita usar a expressão, porque, segundo a RSF, um erro jornalístico é também uma notícia falsa.

“O termo oferece um alto potencial de uso indevido, como podemos ver quase diariamente, quando, por exemplo, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desacredita o jornalismo real chamando-lhe ‘fake news”, explicou Daniel Moßbrucker, Conselheiro para liberdade de expressão na internet da Repórteres Sem Fronteiras Alemanha, em declarações à Agência Lusa.

Daniel Moßbrucker afirma ser bom a Alemanha não ter uma legislação contra as notícias falsas. O conselheiro para a liberdade de expressão na RSF considera que o problema não se resolve olhando apenas para o lado mau. “É normal que haja desinformação na internet e acredito que as pessoas estejam a aprender cada vez mais como lidar com isso”, salientou Daniel Moßbrucker.

A organização alemã espera que o apoio ao bom jornalismo e a valorização dos meios de comunicação tradicionais ajude a resolver o problema. Daniel Moßbrucker explicou também que estão a ser desenvolvidos projetos para “aumentar a visibilidade do jornalismo real na internet”.

Artigo revisto por Rita Asseiceiro


Continuar a ler

Current track

Nome

Artist