Presidente da Renault Nissan preso por suspeitas de fraude fiscal

Written by on Dezembro 4, 2018

Presidente da Renault Nissan preso por suspeitas de fraude fiscal
Autor: ESCS Magazine
Conteúdo retirado automaticamente da página do núcleo ESCS Magazine
Ver fonte

Carlos Ghosn foi detido, no Japão, por não ter declarado todos os seus rendimentos. Renault vai pedir o afastamento do cargo. As ações da empresa caíram mais de 13%.

O presidente executivo da Renault e chairman da Nissan, Carlos Ghosn, foi detido esta segunda-feira, avançaram vários meios de comunicação social japoneses. Em causa estão suspeitas de fraude fiscal e utilização de bens da Renault Nissan para fins pessoais.

Carlos Ghosn já estava a ser investigado internamente há vários meses, revelou a construtora automóvel; também Greg Kelly, diretor não-executivo da Renault Nissan, foi detido esta segunda-feira por suspeitas de fraude fiscal. A empresa manifesta-se disponível, em comunicado, para colaborar com a justiça a fim de se apurar a verdade.  Segundo a imprensa japonesa, procuradores japoneses fizeram buscas no escritório de Ghosn, na sede da empresa em Tóquio, e noutras localizações não referidas.

No Comunicado da Renault é referido que a empresa vai pedir a “demissão rápida do cargo” de Ghosn e Kelly para que a construtora possa mitigar eventuais perdas para os seus acionistas.

 A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi anunciou recentemente uma poupança de 5,7 mil milhões de euros graças às sinergias conseguidas entre os três fabricantes. O grupo prevê, até 2022, a produção de mais de 14 milhões de veículos por ano, ultrapassando os seus rivais Toyota e Volkswagen que produzem, aproximadamente, cada um, 10 milhões de veículos por ano.

As consequências destas detenções já se fazem sentir: as ações da Renault Nissan na bolsa de Paris caíram mais de 13% para os 8,41 euros, valor mínimo dos últimos quatro anos.

Artigo corrigido por: Ângela Cardoso

Autor
Luís Carvalho

O Luís tem 24 anos e vem de Sintra. Descreve-se acima de tudo como um curioso, uma das principais características de um jornalista, com o sonho de um dia viajar pelo mundo e relatar essa experiência. É um apaixonado por cinema, aliás obcecado pela sétima arte, e política internacional. Orgulha-se de poder dizer os vencedores de todos os campeonatos do mundo de futebol, outra das suas paixões.


ESCS FM

A voz que tu conheces

Current track

Nome

Artist