Morreu o general Loureiro dos Santos, ex-ministro da Defesa

Written by on Novembro 20, 2018

Morreu o general Loureiro dos Santos, ex-ministro da Defesa
Autor: ESCS Magazine
Conteúdo retirado automaticamente da página do núcleo ESCS Magazine
Ver fonte

José Loureiro dos Santos faleceu este sábado, em Lisboa, aos 82 anos. O ex-ministro da Defesa e antigo Chefe de Estado-Maior do Exército morreu de doença. Várias figuras políticas e militares recordam e elogiam a pessoa que foi.

Uma fonte da família de Loureiro dos Santos confirmou em declarações à agência Lusa a morte do general, este sábado.  A família também informou que o funeral se irá realizar na segunda-feira, dia 19. Até lá o corpo fica em câmara ardente na capela da Academia Militar, em Lisboa.

O Presidente da República publicou uma nota no site da presidência da República onde destaca a participação de Loureiro dos Santos na vida pública portuguesa. “Com uma excecional inteligência e vasta experiência académica, o General Loureiro dos Santos era detentor de um pensamento inovador nos conceitos de estratégia e Defesa Nacional sendo considerado um dos mais notáveis militares da sua geração e o grande mestre da moderna escola de Estratégia em Portugal”, referiu.

António Costa salientou a marca que o general Loureiro dos Santos deixou na construção da democracia e demonstrou um “profundo pesar” pela morte do ex-ministro da Defesa. O primeiro ministro destacou também a “reflexão sempre muito ativa, muito inteligente, muito informada sobre a inserção geoestratégica de Portugal” que o general fazia.

O atual ministro da Defesa, João Lopes Cravinho, destacou as grandes qualidades do general enquanto líder e a referência que era para as Forças Armadas.

João Loureiro dos Santos nasceu a 2 de setembro de 1936, em Vilela do Douro, no concelho de Sabrosa, Vila Real. Entre 1978 e 1980 foi ministro da Defesa os IV e V Governos Constitucionais. Foi condecorado este ano com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

Corrigido por: Beatriz Pardal


Continuar a ler

Current track

Nome

Artist