Jólabókaflóð: a tradição islandesa de dar livros no Natal

Written by on Dezembro 28, 2018

Jólabókaflóð: a tradição islandesa de dar livros no Natal
Autor: ESCS Magazine
Conteúdo retirado automaticamente da página do núcleo ESCS Magazine
Ver fonte

Já imaginaste se todos os teus presentes de Natal fossem livros? Essa é a tradição na Islândia! Neste país, é frequente comemorar o Natal com a troca ou oferta de livros.

Imagem relacionada

Fonte: https://www.shutterstock.com/image-photo/woman-reading-book-drinking-coffee-christmas-238698571

Jólabókaflóð significa “inundação de livros no Natal” e é, tal como a tradução indica, um apelo para que se ofereçam livros na época natalícia.

Esta tradição teve origem em plena Segunda Guerra Mundial, altura em que a Islândia lutava contra a Dinamarca pela sua independência. Perante esta conjetura de guerra, foi feito um racionamento de todos os produtos, à exceção do papel. Desta forma, os livros tornaram-se a única prenda possível no Natal.

De acordo com esta tradição, que tem perdurado ao longo de décadas, os livros são oferecidos na noite de 24 de dezembro e as pessoas passam a noite a lê-los. Ao longo das semanas anteriores ao Natal, é distribuído o Bókatíðindi – um catálogo que contém as novas publicações da Associação das Editoras da Islândia – por todas as casas do país.

Resultado de imagem para bókatíðindi 2018

Fonte: http://vefbirting.oddi.is/bokatidindi/bt2018/?fbclid=IwAR2HpbipjOptCgp8kFRi7kdMM3AREb5sScTUCkJUONtuSkvoNX5BFiqqVFM

      Além de evitar o consumismo exacerbado a que assistimos na época natalícia, esta prática incentiva a leitura e promove uma sociedade mais culta.

        De facto, é evidente que a leitura assume um papel fundamental na cultura islandesa. Um artigo publicado pela BBC em 2013 (disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/10/131014_boom_literario_islandia_an?fbclid=IwAR1FNXk12t0dB6_vxJk4IbCBwUwP_CW2im1SLdiR6cP58ibvXS8dOch8Lps) mostra que uma em cada dez pessoas de nacionalidade islandesa acaba por se tornar escritor(a). Ainda de acordo com este estudo, a Islândia é o país que possui mais leitores, mais escritores e mais livros publicados e lidos.

Artigo corrigido por Lurdes Pereira


ESCS FM

A voz que tu conheces

Current track

Nome

Artist