Fogos na Califórnia já mataram 25 pessoas

Written by on Novembro 12, 2018

Fogos na Califórnia já mataram 25 pessoas
Autor: ESCS Magazine
Conteúdo retirado automaticamente da página do núcleo ESCS Magazine
Ver fonte

O incêndio de grandes dimensões, que deflagrou na passada quinta-feira, está a devastar várias regiões do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. O último balanço oficial aponta para 25 mortos e milhares de habitações ardidas.

Dos 25 mortos confirmados, 23 foram descobertos em Paradise, onde já arderam mais de seis mil habitações. A localidade foi completamente destruída. Esta vila arborizada situa-se a pouco mais de 300km a norte de São Francisco e tem uma população com média de idades de 50 anos. A grande preocupação das autoridades foi retirar as pessoas idosas para locais seguros.

Estima-se que o incêndio esteja a consumir quase 324 mil metros quadrados de área florestal por minuto, segundo o Departamento de Florestação e Proteção Contra Incêndios da Califórnia. Este já é considerado o incêndio mais destrutivo da história da Califórnia e o terceiro mais mortal de sempre, ultrapassando já o número de mortos no incêndio de grandes dimensões de 2017 em Santa Rosa.

A rápida propagação das chamas deve-se aos ventos fortes, à baixa humidade no ar e à vegetação seca. Teme-se que ainda possam surgir mais focos de incêndio, numa altura em que ainda se conhecem três frentes ativas: Camp Fire (perto da Floresta Nacional de Plumas), Hill Fire (junto a Camarillo) e Woolsey Fire (junto do Parque do Rancho de Sage).

Donald Trump, que está atualmente em França para as comemorações dos 100 anos do final da I Guerra Mundial, começou por culpabilizar as autoridades californianas por má gestão dos fundos que são atribuídos à região e diz que não havia motivos para estes “massivos, onerosos e mortais” incêndios.

Em nova publicação na rede social Twitter, o Presidente dos Estados Unidos demonstrou a sua solidariedade para com as vítimas. “Os nossos corações estão com aqueles que combatem os fogos (…) e com as famílias” dos mortos, escreveu.

Os últimos anos têm sido catastróficos para a Califórnia em matéria de incêndios. De acordo com os registos oficiais, quatro dos cinco incêndios mais destrutivos da história ocorreram nos últimos seis anos.

Artigo revisto por Gonçalo Taborda


Current track

Nome

Artist