Está na hora da Terapia

Written by on Outubro 23, 2018

Está na hora da Terapia
Autor: ESCS Magazine
Conteúdo retirado automaticamente da página do núcleo ESCS Magazine
Ver fonte

Mais uma semana a começar – o que significa voltar à rotina: casa-escola-casa, casa-trabalho-casa e por aí em diante. Contudo, às vezes sabe bem sair deste esquema e fazer programas diferentes para não darmos em loucos. A nossa capital está cheia de eventos únicos e o que trazemos hoje não é exceção.

Após um ano e meio de sucesso no Brasil, chegou a Portugal a peça de teatro “Baixa Terapia”, onde o ator brasileiro António Fagundes (Ariel) para além de ser a estrela desta comédia sobre relações é também produtor. A juntar à sua presença, a peça conta com um elenco de luxo composto por nomes como Mara Carvalho (Paula), Fábio Espósito (Roberto), Alexandra Martins (Tamara), Bruno Fagundes (Estevão) e Ilana Kaplan (Andrea).

A peça é uma adaptação do texto do autor argentino Matias Del Federico e conta a história de três casais de gerações diferentes que se reúnem para uma terapia de grupo, apesar de não se conhecerem, no consultório da psicoterapeuta que os acompanha habitualmente. Porém, desta vez, para espanto de todos, ela não estará presente. Um dos casais é Ariel e Paula, que discordam tanto que já nem se conseguem lembrar dos tempos de felicidade. Outro casal é Roberto e Andrea, que enfrentam traumas recentes – como a morte da mãe dele e também a perda do emprego. O último é Estevão e Tamara, que apesar de já namorarem há 3 anos ainda não vivem juntos porque Tamara está sempre a adiar essa decisão.

No cenário, o espectador consegue perceber que a psicóloga deixou tudo preparado para a chegada dos casais – um pequeno bar onde não falta whisky e vários envelopes com instruções de como deverão, em conjunto, conduzir a sessão sem a sua presença. Esse é o objetivo: uma sessão sem o acompanhamento da terapeuta, onde todas as questões são resolvidas em grupo.

Ao longo do teatro, os envelopes vão sendo abertos e cada um traz uma situação mais engenhosa que a outra – o que acaba por transformar a sessão num caos hilariante. Vários são os temas abordados na peça: o bullying que acontece entre crianças, a questão de como educar os filhos e ainda as discussões entre casais. Um dos aspetos mais interessantes é o facto de o espectador perceber que a idade não importa – seja um casal mais jovem ou um com mais partilha de vida todos acabam por ter problemas e por discutir sobre eles. O final da trama choca qualquer um, pois no meio de tantas gargalhadas, que vão sendo dadas ao longo daquelas duas horas, ninguém espera um desfecho tão surpreendente como aquele.

Terminado o espetáculo, os atores voltam ao palco para uma conversa informal com o público. Depois dos agradecimentos a toda a equipa que esteve por detrás da realização do teatro, António Fagundes e os restantes atores revelam algumas situações que ocorreram durante os ensaios. De seguida, o público tem a oportunidade de colocar questões sobre variadíssimos temas – sobre a peça em si ou alguma curiosidade que o espectador possa ter. Esta conversa tem a duração de cerca de 15 minutos.

Entrámos agora na última semana em que pode ir ver a peça em Lisboa, no teatro Tivolli BBVA. Estreou-se em Portugal no dia 26 de setembro e vai estar em digressão pelo país até dezembro. O preço dos bilhetes ronda os 12,50 euros e os 27,50 euros. Junte a família e tenha um final de dia terapêutico na companhia destes seis renomados atores.

Artigo corrigido por: Andreia Jesus


Current track

Nome

Artist