Espanha a favor do Brexit depois de finalizar acordo sobre Gibraltar

Written by on Novembro 27, 2018

Espanha a favor do Brexit depois de finalizar acordo sobre Gibraltar
Autor: ESCS Magazine
Conteúdo retirado automaticamente da página do núcleo ESCS Magazine
Ver fonte

O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou este sábado o fim das negociações do acordo sobre Gibraltar. Com esta situação resolvida, Madrid vai votar a favor do Brexit na cimeira europeia de amanhã, dia 25.

Em declarações em direto na televisão, o primeiro-ministro espanhol assegurou que a União Europeia e o Reino Unido aceitaram as imposições de Madrid. “Acabo de anunciar ao rei de Espanha que a Espanha chegou a um acordo sobre Gibraltar”, afirmou Pedro Sánchez.  Também garantiu que o voto de Espanha, amanhã, dia 25, no Conselho Europeu, será a favor do Brexit.

“Uma vez que se concretize a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), a relação política, jurídica e, inclusivamente, geográfica de Gibraltar com a União Europeia passará por Espanha”, explicou Sánchez, considerando esta questão uma defesa dos interesses nacionais. Gibraltar teve um grande crescimento económico depois da entrada no espaço económico europeu, mas umas das preocupações de Pedro Sánchez é a notável diferença das zonas à volta. Para além disso, é um território por descolonizar.

Todos os acordos sobre Gibraltar serão feitos entre Espanha e o Reino Unido e independentes da União Europeia. Pedro Sánchez chegou mesmo a afirmar que o Conselho Europeu não se realizaria se o acordo não estivesse finalizado. Ameaçou também vetar o acordo do Brexit.

As negociações sobre Gibraltar decorrem há 17 meses. As exigências de Madrid começaram no artigo 184º na proposta de acordo para o Brexit, que dita a relação futura entre a União Europeia e o Reino Unido. Espanha queria que fosse explícito que os acordos sobre a península seriam apenas entre Espanha e o Reino Unido.

Corrigido: Beatriz Pardal


Current track

Nome

Artist