Engenhos explosivos enviados a Obama, a Clinton e à CNN

Written by on Outubro 29, 2018

Engenhos explosivos enviados a Obama, a Clinton e à CNN
Autor: ESCS Magazine
Conteúdo retirado automaticamente da página do núcleo ESCS Magazine
Ver fonte

O alerta às autoridades foi dado esta terça-feira por volta das 15h00 em Portugal, cerca de 10h00 em Nova Iorque. Dois engenhos explosivos foram enviados por correio a Barack Obama e a Hillary Clinton.

Os engenhos explosivos foram intercetados pelos serviços secretos norte-americanos. Pouco depois da divulgação da notícia da deteção dos engenhos nas centrais do correio de Obama e Clinton, as instalações da televisão norte-americana CNN foram evacuadas devido à existência de um pacote suspeito na sala do correio.

A Casa Branca fala de “atos desprezíveis” e Hillary Clinton de um “período perturbante”.

A polícia confirmou que foi chamada ao local, no edifício Time Warner, em Nova Iorque, por volta das 10h locais e que o dispositivo suspeito foi removido duas horas mais tarde. A CNN refere que a embalagem tinha como remetente o antigo diretor da CIA, John Brennan. 

De realçar que este ataque, concertado contra políticos democratas e um meio de comunicação crítico da Presidência norte-americana, acontece a apenas duas semanas das eleições intercalares nos Estados Unidos. 

O FBI e as autoridades de Westchester County estão a investigar o caso. Em comunicado, os serviços secretos esclareceram que “os pacotes foram imediatamente identificados durante os procedimentos rotineiros de triagem de correio como potenciais dispositivos explosivos e foram adequadamente tratados como tal”. Nenhum dos “‘potenciais engenhos explosivos’ chegou ao destinatário ou colocou em risco Obama ou Clinton”. O FBI “alavancará todos os recursos federais, estaduais e locais disponíveis para determinar a origem dos pacotes e identificar os responsáveis”.

Recordemo-nos que na passada segunda-feira à noite foi enviado um pacote semelhante ao multimilionário George Soros. Os jornais norte-americanos avançaram que os “pacotes suspeitos” enviados a Obama e Clinton eram semelhantes ao enviado a Soros, pois ambos continham engenhos explosivos.

Artigo corrigido por Rita Serra


Current track

Nome

Artist