Arenas vence corrida de cortar a respiração em Phillip Island

Written by on Novembro 6, 2018

Arenas vence corrida de cortar a respiração em Phillip Island
Autor: ESCS Magazine
Conteúdo retirado automaticamente da página do núcleo ESCS Magazine
Ver fonte

A corrida no circuito australiano fez as delícias dos espetadores que assistiam. Algumas quedas, um pódio improvável e uma última volta inacreditável. Foi assim a categoria de Moto3, em Phillip Island.

O fim-de-semana em solo australiano começou chuvoso, mas rapidamente apareceu o sol. A mudança do tempo permitiu aos pilotos uma qualificação e uma corrida em piso seco.

O atual líder do campeonato, Jorge Martin (Del Conca Gresini Moto3), garantiu mais uma pole position. Da 2ª posição da grelha de partida saiu Darryn Binder (RedBull KTM Ajo), que, mais uma vez, surpreendeu tudo e todos. Ayumu Sasaki (Petronas Sprinta Racing) fechou a 1ª linha da grelha, no 3º lugar.

A qualificação não correu tão bem a Marco Bezzecchi (Redox PruestelGP). O italiano, que é segundo na classificação geral, saiu da 15ª posição.

Apagam-se as luzes e é o argentino Gabriel Rodrigo (RBA BOE Skull Rider) que lidera na 1ª curva. Rapidamente ultrapassado por Martin, que toma a liderança. Binder também permanece na frente a pressionar Rodrigo e acaba por passar para 1º.

Apesar da confiança que mostra nos momentos de travagem, Jorge Martin vai ficando para trás. Bezzecchi, entretanto, já tinha recuperado várias posições e estava, nessa altura, em 8º lugar. Ainda a 19 voltas do final da corrida, os dois pilotos que lutam pela liderança do campeonato (separados apenas por um ponto), Bezzecchi e Martin, estão lado a lado.

Os pilotos estão todos juntos. Nem 1 que ficou para trás. O grupo é muito coeso e, por isso mesmo, as mudanças de posição são constantes. Tanto que, rapidamente, é o próprio Bezzecchi que assume a liderança (o que não dura muito tempo). Porém, e estando à frente de Martin, tudo indicava que o italiano poderia, facilmente, subir ao topo do campeonato.

Isto poderia ter acontecido se Gabriel Rodrigo não o tivesse feito cair. O argentino perdeu o controlo da mota e colidiu com o italiano, que também não conseguiu manter o equilíbrio.

A 10 voltas do final, Binder mantém-se na liderança. Martin está logo atrás e aparentemente com ritmo para ganhar a corrida. Mas, com Bezzecchi sem pontuar, o melhor mesmo é jogar pelo seguro e ganhar alguns pontos. Arriscar e, eventualmente, cair não era de todo uma opção para o espanhol.

Fora aqueles que caíram, os pilotos permanecem no grupo. A poucas voltas do final da corrida continua a ser impossível descortinar como irá terminar. Nenhum dos pilotos parece ser superior aos restantes visto que a ordem se altera a cada volta.

Na última volta, a imagem é impressionante. 15 pilotos a passar a linha de meta quase em simultâneo.

A vitória só ficou decidida mesmo em cima da bandeira de xadrez. Apesar de Darryn Binder parecer o mais rápido, foi o espanhol Albert Arenas (Angel Nieto Team Moto3) que levou a melhor que nunca imaginou ter uma corrida tão intensa. Fabio Di Giannantonio (Del Conca Gresini Moto3) garantiu a 2ª posição.

Apesar desta corrida de cortar a respiração, uma das maiores surpresas deste fim-de-semana foi, sem dúvida, o piloto que ocupou o 3º lugar do pódio. Celestino Vietti (SKY Racing Team VR46), 17 anos, no seu segundo Grande Prémio, a substituir o italiano Nicolo Bulega.

O jovem piloto apanhou todos de surpresa depois de partir da 22ª posição. Até o próprio nem quis acreditar no que acabara de acontecer.

Martin terminou no 5º lugar. Mostrou mais uma vez a sua classe e garantiu assim a permanência na liderança do campeonato, agora com uma vantagem de 12 pontos para Bezzecchi.

O campeonato ainda não acabou e faltam 2 corridas para o final. Está tudo em aberto e o espanhol terá de dar tudo para se sagrar campeão na categoria de Moto 3. A penúltima prova do ano será na Malásia, no circuito internacional de Sepang, já no próximo fim-de-semana.

Artigo revisto por Gonçalo Taborda


ESCS FM

A voz que tu conheces

Current track

Nome

Artist